Um Clube que há 83 anos faz parte da História do estado do Paraná

Em 1934, numa Curitiba provinciana, com o centro ainda cercado pelos campos, um grupo de militares se reunia num pequeno espaço alugado para encontros familiares de diversão e confraternizações.  Aos sábados sempre havia dança, lanches, jogos de carta e bilhar. Rapidamente o grupo cresceu e, em 1939, houve a fusão com a Sociedade Paranaense de Tênis e Hipismo. Em seguida, veio a conquista de uma ampla área verde descampada ao lado do Passeio Público.  Com sua vocação para o crescimento, já em 1941 inaugura sua sede definitiva, um opulento prédio branco com torre circular e amplos salões, onde já no baile de inauguração se tornou referência para toda a sociedade curitibana e onde passaram a acontecer as festas mais comentadas e disputadas do Estado.

Na década de 50 aconteceu um dos momentos mais marcantes da história do Círculo: a inauguração das piscinas. Eram umas das primeiras da cidade e se tornaram notícia! Lá aconteciam os desfiles no verão, concursos de miss e todos os campeonatos de natação de importância nacional. E, assim, se firmava a outra vocação do Círculo: o esporte.

As diversas atividades e modalidades esportivas passaram a ocupar os espaços da sede com estrutura e equipamentos, tornando-se, assim, um clube essencialmente esportivo, tanto no foco recreativo quanto no aspecto formador de campeões, com diversos atletas olímpicos revelados, entrando para a história nacional com grande destaque.

Hoje, no coração da cidade, o Círculo quase se perde entre os arranha-céus e urbanidades frenéticas, porém sua sede, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico do Paraná, permanece eternamente majestosa e se destaca simbolizando a altivez de todo o seu parque social e esportivo encravado na metrópole da qual faz parte da história há 83 anos.

1A
3A